terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dia Nacional da Cultura é celebrado com honrarias em São Francisco do Conde

 
A manhã desta terça-feira (05) foi recheada de emoções em São Francisco do Conde. O motivo foi a celebração do Dia Nacional da Cultura, instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970. A data celebra também o nascimento do intelectual, jurista, político e jornalista brasileiro – Rui Barbosa. O evento começou às 08h, na Câmara Municipal de Vereadores, contando com a presença de autoridades, grupos e amigos da cultura, além de centenas de munícipes.
 O Coral Juventude Arte do Recôncavo foi responsável pela abertura da solenidade, com entoações de belíssimas canções. “São Francisco do Conde tem o maior quantitativo de grupos culturais e patrimônio histórico do Recôncavo”, disse a secretária municipal de Cultura, Sandra Pitanga, que na ocasião assinou o contrato para restauração da Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo, cuja ordem de serviço será dada no próximo dia 20 de novembro. Representando a prefeita Rilza Valentim estava o vice-prefeito Evandro Almeida, que declarou: “me sinto muito honrado por estar fazendo parte da história e da cultura desse município. Costumo dizer que se acabar nosso petróleo continuaremos ricos por nossa cultura”.
 Também presentes ao evento, os deputados estaduais Ubirajara da Silva (Bira Coroa) e Rosemberg Pinto, demonstraram muita emoção e gratidão pelas honrarias. “Um ato de homenagem sempre nos pega de surpresa e essa celebração simboliza o significado da cultura para nós. Quero parabenizar esses grupos que fazem a cultura acontecer e permanecer”, frisou Bira Côroa. Já Rosemberg ressaltou: “temos um país rico, plural e repleto de cultura, com influência europeia, indígena e africana; esta última costumo dizer que traduz a cultura da alma e é a predominante no Recôncavo”.
 Foram homenageados como amigos da cultura: Marivaldo do Amaral (secretário municipal da Fazenda); Telma Silva (secretária municipal da Saúde); Valter da Mata Monteiro Filho (artista plástico); Eliezer de Santana (presidente da Câmara de Vereadores); Joaci Pena (secretário municipal de Infraestrutura); Arlete Medeiros (vereadora); Robson Portugal (vereador); Ralison Valentim (ex-secretária municipal de Acompanhamento da Gestão); Evandro Almeida (vice-prefeito); Ubirajara da Silva – Bira Coroa (deputado estadual); Rosemberg Pinto (deputado estadual); Claudemiro de Oliveira (coordenador da Assistência Judiciária Gratuita e ex-prefeito); Cláudio Saturnino (funcionário municipal); Venilson Chaves – professor Cravinho (vereador); Rilza Valentim (prefeita) e Sandra Pitanga (secretária municipal de Cultura).
 Além dos amigos, foram homenageados grupos de folclore, samba de roda, membros do Conselho Municipal de Cultura, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário